A fáscia é um tecido conjuntivo, composto por colágeno e elastina, que envolve cada músculo e grupo muscular, constituindo 11 trilhos anatômicos (linhas miofasciais). Além de recobrir ossos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos do corpo, a fáscia auxilia na manutenção da força muscular, pois ajuda o músculo a exercer com mais eficiência e efetividade a contração muscular, permitindo o deslizamento dos músculos entre si e proporcionando um movimento livre com alinhamento articular.

A fáscia é rica em neurônios sensoriais que influenciam na resposta motora. Por isso, quando o músculo apresenta pontos de tensão (trigger points/pontos gatilhos), a fáscia se fixa produzindo restrição de movimento e dor referida em outro local.

Os pontos gatilhos e contraturas musculares são produzidos pela má postura, ansiedade, estresse, movimento repetitivo, exercício físico excessivo e cicatrizes.

Liberação Miofascial é uma técnica de terapia manual que atua mobilizando a fáscia com objetivo de aliviar a dor, restaurar centramento articular, mobilidade e função. Liberando onde a fáscia está fixa, seja de forma manual, seja de forma instrumental (ganchos), se obterá relaxamento muscular, permitindo que o músculo se contraia e se alongue de modo mais eficiente, melhorando a postura e diminuindo a dor.

Liberação Miofascial associada ao fortalecimento muscular contribui para a reprogramação do movimento humano.

BENEFÍCIOS 

– Melhora da postura

– Relaxamento muscular

– Centramento articular

– Ativação muscular

– Manutenção da força muscular

– Alívio de dores agudas ou crônicas

– Melhora da mobilidade articular

– Prevenção de lesão