O Sol é fundamental para nossa saúde, mas a exposição a ele pode causar danos terríveis, como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Preparamos um mini Guia para você saber equilibrar a quantidade de Sol tomada neste verão 😍🌞⛱️
.

☀️ OS BENEFÍCIOS
A luz solar ajuda na produção de vitamina D, que é considerada o principal estimulador do nosso sistema imunolígico, podendo prevenir diversas doenças e fortalecer o organismo. Além disso, quando o corpo recebe energia solar, os níveis de serotonina aumentam, regulando o humor e gerando sensação de bem-estar.
Outra promessa do Sol é a regulagem do sono, pois a melatonina, hormônio que regula os ciclos do sono, é ativado pela luz solar produzindo um efeito sedativo e sensação de calma e tranquilidade.
Ele também previne a miopia e auxilia nas funções cognitivas. Há receptores de vitamina D espalhados por todo o sistema nervoso central e hipocampo. Sabe-se que a luz solar afeta o fluxo sanguíneo no cérebro e este por sua vez interfere nas funções cognitivas.
.
.
😱 OS CUIDADOS
Os raios UVA e UVB produzidos pelo sol representam 95% da radiação que atingem o corpo. Eles penetram profundamente na pele e, por terem efeito cumulativo, podem provocar o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas. Além de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Por isso, alguns cuidados são indicados quando o assunto é exposição solar:
➡️ Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios são mais fortes;
➡️Indica-se uma exposição solar de cerca de 30% da superfície do corpo braços, pernas, costas. É aconselhável a proteção do rosto.
➡️ Deve-se evitar a exposição prolongada nos horários mais quentes do dia – das 12h às 15hs. A dica é a seguinte: você deve expor a pele por cerca de metade do tempo necessário para que ela comece a bronzear.
➡️ Lembre-se de beber água, chás, ou sucos após o banho de sol para a reposição de líquidos.